EIXOS TEMÁTICOS

1

Impactos sociais, econômicos e ambientais no mundo durante a pandemia por CORONAVÍRUS 

Ementa: Os trabalhos deverão abordar questões acerca dos efeitos positivos e/ou negativos dos impactos mensurados decorrentes da pandemia por CORONAVÍRUS 19 relacionando-os com o que se aprendeu ou se reconstruiu referente à vida no planeta Terra. O objetivo do eixo é registrar e debater experiências sociais, econômicas e ambientais face às profundas transformações ocorridas nas áreas da saúde, educação, indústria, comércio, meio ambiente, gestão, políticas públicas e nas relações internacionais.

2

Iniciativas Socioambientais com foco na Sustentabilidade em organizações Públicas, Privadas, Estatais e do Terceiro Setor

Ementa: Os trabalhos deverão apresentar iniciativas que demonstrem um relacionamento ético e transparente com vários parceiros, como a comunidade, a escola e a universidade, colaboradores, clientes, revendedores, fornecedores, instituições de todos os setores. O objetivo é reunir artigos que retratem iniciativas que respeitem as leis, preservem o meio ambiente e estimulem o desenvolvimento da sociedade, realizando projetos ou negociações economicamente viáveis, ambientalmente aceitáveis e corretos, bem como socialmente justos, que agreguem valor na busca contínua pela sustentabilidade

3

Ética, Direito, Justiça Ambiental e Educação Ambiental

Ementa: Trabalhos cuja proposta central é refletir sobre práticas e metodologias interdisciplinares, relacionadas ao ensino e à incorporação de categorias das ciências e tecnologias para a sustentabilidade e as políticas, economias, legislações, culturas, artes, linguagens. O objetivo deste eixo é discutir os artigos que demonstrem a busca do tratamento justo e do envolvimento significativo de todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, cor, origem, credo ou renda, no que diz respeito à elaboração, desenvolvimento, implementação e reforço de políticas, leis e regulações ambientais, bem como de estratégias pedagógicas que revelem um caminho para o enfrentamento de conflitos socioambientais, na busca pela gestão ambiental democrática e a educação ambiental crítica Por fim, visa-se compreender elementos e objetos de pesquisa que retratem a conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental, tendo como objetivo a conservação da vida global. O eixo inclui ainda fundamentos e metodologias de educação ambiental que visem à afirmação de relações de convívio sustentável entre seres humanos e natureza, na contramão do antropocentrismo, do racionalismo, do individualismo e do consumismo, referências centrais do modelo de desenvolvimento hegemônico.

4

Políticas Públicas Ambientais e Agenda Ambiental na Administração Pública

Ementa: Trabalhos que demonstrem o papel do Poder Público na prevenção do dano ambiental e a responsabilidade do Estado pela implementação de políticas públicas com o objetivo de preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais. O objetivo do eixo é reunir artigos que retratem a resposta da Administração Pública no enfrentamento de graves questões socioambientais, nas principais linhas de ação: uso racional de recursos naturais, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação de servidores, licitações e contratações sustentáveis e construções sustentáveis.

5

Aspectos Teóricos e Práticos das Ciências Ambientais 

Ementa: Trabalhos que apresentem abordagem interdisciplinar com intercâmbio no campo conceitual, metodológico e na colaboração científica entre diversas áreas do conhecimento. O objetivo do eixo é reunir artigos que apresentem a ampliação da cooperação técnico-científica; expansão de parcerias entre universidade, setor público, empresas e sociedade civil com foco nas questões socioambientais e/ou na sustentabilidade.

6

Conservação, Sustentabilidade e Ecoturismo

Ementa: Trabalhos que apresentem propostas de análise da conservação da diversidade biológica e cultural. O objetivo do eixo é reunir artigos a partir de reflexões críticas quanto às estratégias de conservação da natureza, considerando ainda parâmetros teórico-metodológicos com ênfase na incorporação das dimensões da sustentabilidade. Podem ainda ser submetidas propostas que tratem da aplicação e desenvolvimento de métodos e técnicas para a criação, planejamento, manejo e gestão do Ecoturismo em áreas protegidas, considerando a conservação da natureza, a valorização do conhecimento tradicional e práticas de educação ambiental, em especial em unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombola.

7

Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais

Ementa: Trabalhos que demonstrem a importância da avaliação de riscos à saúde e da avaliação dos impactos ambientais. O objetivo do eixo é reunir artigos que destaquem os riscos causados pelos diversos setores e atividades, bem como ações e programas que previnam os impactos e acidentes ambientais de forma planejada, com eficiência para conter os imprevistos.

8

Sustentabilidade em Cadeia de Suprimentos

Ementa: Trabalhos que demonstrem a importância da gestão de sustentabilidade de Cadeia de Suprimentos. Podendo abordar as mais variadas cadeias, de ponta a ponta ou focando em uma parte específica. O objetivo do eixo é que se destaquem iniciativas que envolvam boas práticas ambientais, do trabalho, respeito à dignidade humana e toda Cadeia Logística. Podem ser norteadores da pesquisa exploratória as políticas ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Agenda 2030. As relações com fornecedores podem ser consideradas as mais diversas, como por exemplo, não se limitando a uma abordagem de Logística Reversa, Sourcing/Compras, Jurídico/Contratual, Compliance e Governança.

Prof.ª Drª Heloisa Helena A. B. Q. Gonçalves
Coordenadora Geral do EIA

Prof.ª Drª Consuelo Salvaterra Magalhães   
Coordenadora Científica do EIA

CONTATO

eia_evento@uniriotec.br