Redes Colaborativas Solidarias

Inscrição e Normas de Submissão XII EIA (2022)

INSCRIÇÕES E NORMAS DE SUBMISSÃO

Formulário de inscrição

Período de inscrição: a partir de 09/06/22. A inscrição será feita através do  seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrB6A4zn92smSr1rQTJgx-yLUvMHoKR7TuT2on4a_KN8TXiw/viewform

Datas para a submissão de artigos e relato de experiência:

  • Submissão – até 10 de setembro de 2022;
  • Avaliação – até 10 de outubro de 2022;
  • Correções pelos autores – até 17 de outubro de 2022;
  • Aceite – 20 de outubro de 2022;
  • Envio dos vídeos pelos autores – 11 de novembro de 2022 (passaremos maiores informações);
  • O tema do XII EIA é: Meio ambiente: rumos e desrumos?
  • Serão selecionados 12 trabalhos acadêmicos;
  • O número máximo de autores é de 5 cinco para cada trabalho;
  • Todos os trabalhos aprovados serão apresentados por meio do vídeo enviado pelos autores e debatidos em roda de conversa.
  • Os autores deverão enviar para o e-mail eia_evento@uniriotec.br 2 (dois) arquivos:
    • Trabalho com identificação de autoria;
    • Trabalho sem identificação de autoria.
  • Os arquivos deverão ser mandados em formato “.doc” ou superior;
  • Os trabalhos serão apresentados em vídeo de 5 a 8 minutos;
  • O link dos Diretórios onde deverá ser realizado o upload será enviado aos autores até o dia 07 de novembro de 2022[1].

[1] O cronograma pode sofrer alterações mediante necessidade de maiores prazos para algumas etapas.

 

Quem pode participar?

Poderão se inscrever os estudantes de graduação e ensino médio, pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições públicas e privadas que tenham experiência na temática ambiental.

Em qual idioma?

Os artigos e relatos de experiência somente poderão ser submetidos em Língua Portuguesa. Os trabalhos aprovados, num total de 12 (doze), serão publicados nos Anais do evento. Todos os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com as normas deste edital.

Normas de submissão:

1 – Autores: os autores deverão encaminhar dois arquivos completos, de acordo com o template do evento: um arquivo sem identificação e o outro arquivo com identificação que deverá conter: nome completo, instituição e e-mail.

O arquivo sem identificação deverá ser encaminhado com o texto completo em formato Word 2003 ou superior. O nome do arquivo não deve apresentar palavras que possam comprometer a avaliação cega (blind review), por exemplo: dissertação, tese, nome dos autores ou instituição. Os arquivos sem identificação serão submetidos à avaliação de dois membros da comissão científica e o(s) autor(es) receberá(ão) uma mensagem acusando recebimento dentro do prazo de até 7 (sete) dias. Os trabalhos enviados fora da formatação serão desconsiderados e a versão enviada será a final, não cabendo solicitações de troca do trabalho após o envio.

2- Eixos temáticos

I. Impactos sociais, econômicos e ambientais no mundo durante a pandemia por CORONAVÍRUS.

II. Iniciativas Socioambientais com foco na Sustentabilidade em Organizações Públicas, Privadas, Estatais e do Terceiro Setor.

III. Ética, Direito, Justiça Ambiental e Educação Ambiental.

IV. Políticas Públicas Ambientais e Agenda Ambiental na Administração Pública.

V. Aspectos Teóricos e Práticos das Ciências Ambientais.

VI. Conservação, Sustentabilidade e Ecoturismo.

VII. Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais.

Para acesso ao template clique aqui: Template EIA 2022

3 – Corpo do trabalho: deve ter, no máximo, 4.000 palavras (até o limite de 12 páginas) e o tamanho do arquivo não deve exceder 2 (dois) mb. As tabelas poderão ser tratadas como figuras, para não contar palavras, mas a qualidade delas é de responsabilidade dos autores. As figuras deverão estar em formato jpeg.

4 – Traduções: traduções literais de qualquer natureza devem ser inseridas como citações.

5 – Fonte: Times New Roman 12.

6- Espaço entre linhas: 1,5.

7- Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm. O tamanho da página deve ser A4.

8 – Palavras de língua estrangeira: devem ser escritas em itálico.

9 – Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

10 – Subtítulos das seções: os subtítulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3 etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito.

11- Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo das sessões. O corpo do texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento 1,5 entre as linhas. O corpo do texto também utiliza um espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo.

12 – Título do trabalho: centralizado, caixa alta, negrito e fonte Times New Roman 12. Nome dos autores: abaixo do título, justificado à direita. Inserir em nota de rodapé (titulação, instituição e e-mail).

13 – O formato do trabalho: inclui Título, Autores (alinhados à direita com fonte 10), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução ou Considerações Iniciais, Fundamentação Teórica, Procedimentos Metodológicos, Análise e Discussão dos Resultados, Conclusão ou Considerações Finais, Referências, Agradecimentos (opcional).

14 – Resumo e Abstract: não deverá conter mais que 200 palavras cada um.

15 – Palavras-chave e Keywords: número máximo de 3, não repetir com os termos presentes no título.

16 – Formatação de ilustrações: as ilustrações devem possuir títulos (cabeçalhos) localizados na parte superior antecedidos da palavra que o designa (tabela, figura, esquema, fluxograma, imagem etc.), seguidos do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e travessão, que serve para separação do título.

O título da tabela deve indicar a natureza e abrangência geográfica e temporal dos dados numéricos, não deve conter abreviações, somente a descrição por extenso com clareza e objetividade. É obrigatória a indicação das fontes consultadas para elaboração da ilustração, mesmo que tenha sido produzida pelo próprio autor e devem estar localizadas na parte inferior contendo notas e outras informações necessárias à sua compreensão (caso aplicável). As ilustrações e seus respectivos títulos e fontes consultadas, devem ser centralizadas na página, como no exemplo abaixo, com fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada e sem ponto final.

                                                                                                              Figura 1 – Exemplo de figura

 

Fonte: Adaptado de Maximiano (2018)

Tabela 1 – Exemplo de tabela

Peso

Estatura

Idade

35

128

13

38

140

13

45

140

14

52

150

15

50

130

13

38

110

14

Fonte: Duarte (1997)

17 – Referências: para as referências, ao final do trabalho, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 10, separadas entre si por um espaço simples em branco, prevendo 6 pontos depois de cada referência. Somente autores usados no texto devem ser citados nas referências as quais devem conter todos os autores citados no texto.

As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.

As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a identificar o documento, separadas por espaços simples, como nos exemplos abaixo.

OTT, Margot Bertolucci. Tendências Ideológicas no Ensino de Primeiro Grau. Porto Alegre: UFRGS, 1983. 214 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1983.

MELLO, Luiz Antônio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niterói: Arte & Ofício, 1992. Disponível em: <http://www.actech.com.br/aondamaldita/ creditos.html> Acesso em: 13 out. 1997.

SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Está se Pensando? In: PEREIRA, Antônio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 1983. p. 29-45.

SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Cristãs para Diálogo sobre o Pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985.

MEREGE, L. C. Censo do terceiro setor do Estado do Pará região metropolitana Belém. Belém: CETS/FGV–EAESP, 2005. Disponível em: <http://www.mapa.org.br/conteudo.aspx?PG=49 >. Acesso em: 23 fev. 2007.

18 – Citações no texto

– Um autor: Andrade (2001); (Andrade, 2001);

– Dois autores: Andrade & Perez (2001); (Andrade & Perez, 2001)

– Três ou mais autores: Andrade et al. (2001) e (Andrade et al., 2001).

No caso da citação de mais de uma referência deve-se seguir a ordem cronológica das mesmas:

“Barreto & Resgalla (1995), Andrade et al. (2001)” ou

“(Barreto & Resgalla, 1995; Andrade et al., 2001)”.

                                                                                                                        ******

Contato

Recosolunirio@gmail.com