Submissão de Trabalhos

NORMAS DE SUBMISSÃO

O período de submissão de artigos será de 11-06-2019 a 10-10-2019.

  • O comunicado dos aceites será dia 21-10-2019.
  • O tema do X EIA é: Meio ambiente por um fio.
  • Serão selecionados 12 trabalhos acadêmicos.
  • O número máximo de autores é de 5 cinco para cada trabalho.
  • Todos os trabalhos aprovados serão apresentados em Roda de Conversa
  • Os trabalhos acadêmicos com maior pontuação na avaliação da comissão científica serão submetidos à comissão de avaliação da revista científica do CEFET
  • Os autores deverão enviar para o email eia_evento@uniriotec.br 3 (três) arquivos:
    • Artigo com identificação de autoria;
    • Artigo sem identificação de autoria;
    • Ficha de cadastramento (Download); 
  • Os arquivos deverão ser mandados em formato “.doc” ou superior.

Poderão se inscrever os estudantes de graduação e ensino médio, pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições públicas e privadas que tenham experiência na temática ambiental.

Os artigos somente poderão ser submetidos em português. Os artigos aprovados, num total de 12 (doze), serão publicados nos anais do evento e os com melhor pontuação serão submetidos a revista científica do CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca). Todos os autores com trabalhos aprovados serão convidados a publicar, sendo que a única alteração que irá diferenciar os artigos é a forma de apresentação, que poderá ser oral e/ou em roda de conversa. A roda de conversa é uma possibilidade metodológica para facilitar a interação entre autor e público participante do evento. Todos os artigos deverão ser submetidos de acordo com as seguintes normas:

1. Autores :Os autores deverão encaminhar dois arquivos com o template do evento: um arquivo sem identificação contendo apenas o título do trabalho, resumo, palavras-chave e o eixo temático; o outro arquivo com identificação deverá indicar: nome completo, instituição, email e a linha temática em que o trabalho se insere no corpo do texto antes do título do trabalho, sendo elas:

I. Iniciativas Socioambientais com foco na Sustentabilidade em Organizações Públicas, Privadas, Estatais e do Terceiro Setor.

II. Ética, Direito, Justiça Ambiental e Educação Ambiental.

III. Políticas Públicas Ambientais e Agenda Ambiental na Administração Pública.

IV. Aspectos Teóricos e Práticos das Ciências Ambientais.

V.Conservação, Sustentabilidade e Ecoturismo.

VI. Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais.

O arquivo sem identificação deverá ser encaminhado com o texto completo em formato Word 2003 ou superior. O nome do arquivo não deve apresentar palavras que possam comprometer a avaliação cega (blind review), por exemplo: dissertação, tese, nome dos autores ou instituição. Os arquivos sem identificação serão submetidos à avaliação de dois membros da comissão científica e o(s) autor(es) receberá(ao) uma mensagem confirmando o envio dentro do prazo de 7 (sete) dias. Os trabalhos enviados fora da formatação serão desconsiderados, e a versão enviada é a final não cabendo solicitações de troca do artigo após o envio.

2. Corpo do artigo:  Deve ter, no máximo, 4.000 palavras (até o limite de 12 páginas) e o tamanho do arquivo não deve exceder 2 (um) mb. As tabelas poderão ser tratadas como figuras, para não contar palavras, mas a qualidade das mesmas é de responsabilidade dos autores. As figuras deverão estar em formato jpeg.

3. Traduções: Traduções literais de qualquer natureza devem ser inseridas como citações.

4.Fonte: Times New Roman 12.

5. Espaço entre linhas: 1,5;

6. Margens: superior e inferior 1,5cm e laterais 2,5cm. Tamanho da página deve ser A4.

7. Palavras: Palavras de língua estrangeira devem ser escritas em itálico.

8.Títulos das seções: Os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

9. Subtítulos das seções: Os subtítulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito.

10.  Corpo do texto: O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo das sessões. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento 1,5 entre as linhas. O corpo de texto também utiliza um espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo.

11. Título do trabalho: Centralizado, caixa alta, negrito e fonte Times New Roman 14.

12. O formato do trabalho: Inclui Título, autores (nome, instituição e email) alinhados a direita com fonte 10), resumo, palavras-chave (três), abstract, Key Word, Introdução, Fundamentação teórica, Método metodológico, Análise e Discussão dos Resultados, Conclusão, Referências Bibliográficas, Agradecimentos (opcional).

13. Resumo e Abstract: Não deverá conter mais que 200 palavras cada um.

14. Palavras-chave: Número máximo de 3, não repetir com os termos presentes no título.

15. Formatação de ilustrações: As ilustrações devem possuir títulos (cabeçalhos) localizados na parte superior antecedidos da palavra que o designa (tabela, figura, esquema, fluxograma, imagem, etc.), seguidos do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e travessão, que serve para separação do título.

O título da tabela deve indicar a natureza e abrangência geográfica e temporal dos dados numéricos, não deve conter abreviações, somente a descrição por extenso com clareza e objetividade. É obrigatória a indicação das fontes consultadas para elaboração da ilustração, mesmo que tenha sido produzida pelo próprio autor, e devem estar localizadas na parte inferior contendo notas e outras informações necessárias à sua compreensão (caso aplicável). As ilustrações, e seus respectivos títulos e fontes consultadas, devem ser centralizadas na página, como no exemplo abaixo, com fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada e sem ponto final.

Figura 1 – Exemplo de figura

 

Fonte: Adaptado de Maximiano (2018)

Tabela 1 – Exemplo de tabela

Peso

Estatura

Idade

35

128

13

38

140

13

45

140

14

52

150

15

50

130

13

38

110

14

Fonte: Duarte (1997)

16. Referências: Para as referências, ao final do artigo, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 10, separadas entre si por um espaço simples em branco, prevendo 6 pontos depois de cada referência. Somente autores usados no texto devem ser citados nas referências e as referências devem conter todos os autores citados no texto.

As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.

As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a identificar o documento, separadas por espaços simples, como nos exemplos abaixo.

OTT, Margot Bertolucci. Tendências Ideológicas no Ensino de Primeiro Grau. Porto Alegre: UFRGS, 1983. 214 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1983.

MELLO, Luiz Antonio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niterói: Arte & Ofício, 1992. Disponível em: <http://www.actech.com.br/aondamaldita/ creditos.html> Acesso em: 13 out. 1997.

SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Está se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 1983. p. 29-45.

SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Cristãs para Diálogo sobre o Pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985.

MEREGE, L. C. Censo do terceiro setor do Estado do Pará região metropolitana Belém. Belém: CETS/FGV–EAESP, 2005. Disponível em: <http://www.mapa.org.br/conteudo.aspx?PG=49 >. Acesso em: 23 fev. 2007. 

17.  Citações no texto:

– Um autor: Andrade (2001); (Andrade, 2001);

– Dois autores: Andrade & Perez (2001); (Andrade & Perez, 2001)

– Três ou mais autores: Andrade et al. (2001) e (Andrade et al., 2001).

No caso da citação de mais de uma referência deve-se seguir a ordem cronológica das mesmas:

“Barreto & Resgalla (1995), Andrade et al. (2001)” ou

“(Barreto & Resgalla, 1995; Andrade et al., 2001)”.

Contato

Recosolunirio@gmail.com