EIA

TEMA EIA 2019: “MEIO AMBIENTE POR UM FIO”
ISSN nº 23162890

CHAMADA DE TRABALHOS

É com grande satisfação que temos o prazer de convidar para a décima edição do Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO – EIA, em âmbito nacional, acontecerá nos dias 30/10/2019 e 31/10/2019, no auditório Tércio Pacitti/CCET/UNIRIO, na Avenida Pasteur, 458, Urca.

O assunto principal desta edição comemorativa dos 10 anos é TEMPO, e os interessados em enviar trabalhos acadêmicos poderão ter como orientação nosso tema central que é MEIO AMBIENTE POR UM FIO. O convite aos participantes é para que possamos refletir sobre os principais acontecimentos nesta última década e a urgência em sugestões sobre caminhos possíveis ao desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental.

A programação desta edição comemorativa inclui palestras, oficinas, fórum e apresentação de trabalhos acadêmicos no intuito de estimular práticas sustentáveis de gestão pública e privada, licitações sustentáveis, empreendedorismo e inovação socioambiental, turismo comunitário e sustentável, planos de logística sustentável, aproximações plurais entre conteúdos curriculares e suas pesquisas aplicadas, ética e justiça social e ecológica, diálogos, controvérsias, contraditórios, ator-rede, diversidades, elos capazes de promoverem espaços participativos de aprendizagem crítica, ativa e de comunhão.

Os participantes estão convidados a enviarem artigos nos seguintes eixos temáticos:

1) Iniciativas Socioambientais com foco na Sustentabilidade em Organizações Públicas, Privadas, Estatais e do Terceiro Setor

Trabalhos que apresentem iniciativas que demonstrem um relacionamento ético e transparente com vários parceiros, como a comunidade, a escola e a universidade, colaboradores, clientes, revendedores, fornecedores, instituições de todos os setores. O objetivo é reunir artigos que retratem iniciativas que respeitem as leis, preservem o meio ambiente e estimulem o desenvolvimento da sociedade, realizando projetos ou negociações economicamente viáveis, ambientalmente aceitáveis e corretos, bem como socialmente justos, que agreguem valor na busca contínua pela sustentabilidade.

2) Ética, Direito, Justiça Ambiental e Educação Ambiental

Trabalhos cuja proposta central é refletir sobre práticas e metodologias interdisciplinares, relacionadas ao ensino e à incorporação de categorias das ciências e tecnologias para a sustentabilidade e as políticas, economias, legislações, culturas, artes, linguagens. O objetivo deste eixo é discutir os artigos que demonstrem a busca do tratamento justo e do envolvimento significativo de todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, cor, origem, credo ou renda, no que diz respeito à elaboração, desenvolvimento, implementação e reforço de políticas, leis e regulações ambientais, bem como de estratégias pedagógicas que revelem um caminho para o enfrentamento de conflitos socioambientais, na busca pela gestão ambiental democrática e a educação ambiental crítica Por fim, visa-se compreender elementos e objetos de pesquisa que retratem a conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental, tendo como objetivo a conservação da vida global. O eixo inclui ainda fundamentos e metodologias de educação ambiental que visem a afirmação de relações de convívio sustentável entre seres humanos e natureza, na contramão do antropocentrismo, do racionalismo, do individualismo e do consumismo, referencias centrais do modelo de desenvolvimento hegemônico.

3) Políticas Públicas Ambientais e Agenda Ambiental na Administração Pública

Trabalhos que demonstrem o papel do Poder Público na prevenção do dano ambiental e a responsabilidade do Estado pela implementação de políticas públicas com o objetivo de preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais. O objetivo do eixo é reunir artigos que retratem a resposta da Administração Pública no enfrentamento de graves questões socioambientais, nas principais linhas de ação: uso racional de recursos naturais, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação de servidores, licitações e contratações sustentáveis e construções sustentáveis.

4) Aspectos Teóricos e Práticos das Ciências Ambientais

Trabalhos que apresentem abordagem interdisciplinar com intercâmbio no campo conceitual, metodológico e na colaboração científica entre diversas áreas do conhecimento. O objetivo do eixo é reunir artigos que apresentem a ampliação da cooperação técnico-científica; expansão de parcerias entre universidade, setor público, empresas e sociedade civil com foco nas questões socioambientais e/ou na sustentabilidade.

5) Conservação, Sustentabilidade e Ecoturismo

Trabalhos que apresentem propostas de análise da conservação da diversidade biológica e cultural. O objetivo do eixo é reunir artigos a partir de reflexões críticas quanto às estratégias de conservação da natureza, considerando ainda parâmetros teórico-metodológicos com ênfase na incorporação das dimensões da sustentabilidade. Podem ainda ser submetidas propostas que tratem da aplicação e desenvolvimento de métodos e técnicas para a criação, planejamento, manejo e gestão do Ecoturismo em áreas protegidas, considerando a conservação da natureza, a valorização do conhecimento tradicional e práticas de educação ambiental, em especial em unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombola.

6) Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais

Trabalhos que demonstrem a importância da avaliação de riscos à saúde e da avaliação dos impactos ambientais. O objetivo do eixo é reunir artigos que destaquem os riscos   causados pelos diversos setores e atividades, bem como ações e programas que previnam os impactos e acidentes ambientais de forma planejada, com eficiência para conter os imprevistos.

Contato

Recosolunirio@gmail.com